Salone del Gusto 2018 - Slow food. Quick action!

Saimos da nossa zona de conforto, a comunicação, e fizemos as malas para Turim. O destino foi o Salone del Gusto, organizado pelo movimento slow food. O evento prometia e a companhia ainda mais! Tivemos o prazer de partilhar esta experiência com a Alexandra Prado Coelho, o Artur Gregório, o Frederico van Zeller, o Miguel Laffan, a Kikas Lagoas e a Rita Beltrão e ainda se juntou ao grupo o nosso amigo Leopoldo Calhau. Il portoghese a Torino! Aqui fica um antipasto sobre o evento.

Read More
NUTS Tour - crónica de um (quase) motorista

Ah! As viagens. São das melhores coisas que podemos oferecer à nossa existência. Esta não foi excepção! Tendo a Bella Itália como pano de fundo e Turim como anfitriã, muito pouco ou quase nada podia correr mal. Este grupo Nuts reuniu-se à volta de uma paixão: a gastronomia.

Já sabemos que os portugueses são capazes de fazer muitos quilómetros por uma boa refeição, e, neste caso, excedemo-nos! Juntaram-se pessoas de diferentes áreas como o jornalismo, a publicidade, a cozinha e a produção. E um fotógrafo que também foi chauffeur. Motorista, vá!

Read More
Frederico van ZellerComment
A Nuts dá que falar

“ A riqueza gastronómica e património português foram a inspiração de Patrícia Conde van Zeller e Laura Lopes para criarem a Nuts, agência de branding focada na gastronomia, vinhos e turismo, com o intuito de promover os maiores talentos nestes sectores.”

Read More
Patrícia CondeComment
Pensar o futuro através da alimentação - Parabere Forum 2018

Take Action!

No Parabere Forum 2108, que aconteceu no mês passado em Malmo na Suécia, falou-se muito sobre o futuro da alimentação nas cidades e do atual sistema global da alimentação.

Maria Canabal, presidente do Parabere, começou por desafiar todos os presentes a agirem efetivamente (take action!) e os responsáveis e governantes a pensarem o futuro através da alimentação.

Alimentar as pessoas, as cidades, os países, o mundo. Com a população mundial a crescer, a escassez de recursos naturais, as mudanças climáticas, o lixo, a poluição, "como será afinal o futuro?", é a questão que se impõe. Durante dois dias ouviram-se testemunhos, projetos e sonhos que prometem mudar para melhor a alimentação mundial. Leiam tudo aqui!

Read More
Patrícia CondeComment
Taberna Fina

Assim de repente chegam-me um mar de palavras à cabeça para descrever o que foi uma experiência memorável na Taberna Fina. Impossível falar da Taberna sem falar de imenso, sem falar de mar, porque é imenso, sem falar de Lisboa, porque se torna imensa de dia para dia.

Das pessoas que nos tornaram a noite imensa, a começar pela Filomena que tão bem nos recebeu, do Miguel, que nos levou e apresentou o que de imenso se faz na cozinha da Taberna, do Israel, que nos entregou com humildade as imensidões do Chef André Magalhães e do André Ribeiro, que se certificou que tudo estava, como é claro: imenso!

Read More
Marraquexe, tudo por descobrir.

Fomos ali a Marraquexe e voltámos. Uma escapadinha tão rápida como mudar de canal. Passada hora e meia aterrámos em pleno filme Indiana Jones. As cores terracota , os personagens, os 45º de temperatura e o cheiro a aventura prometiam.
Na verdade talvez o canal 24kitchen tenha mais a ver com a nossa visita, porque o que nos trouxe até aqui foi a descoberta dos ingredientes e da gastronomia local. A descoberta possível em 3 dias.

Chegámos mesmo no final do Ramadão...

Read More
LOCO

Ontem escreveram-me um poema no céu da boca…
Podia começar a assim, podia acabar assim, ou podia simplesmente ser a única
frase de um romance inteiro. Gosto bastante desta última. O grande narrador
não conta, não explica, apenas mostra e, para bom entendedor, uma frase basta
para imaginar o livro todo.
Foi assim no LOCO.

Read More
Ali, somos todos Alice

Quando uma fragrância nos pára o tempo.

Sim, é possível parar o tempo, pelo menos por uns segundos, enquanto aquele profundo perfume da terra nos passa pelo nariz. Ali, somos todos Alice, no maravilhoso país das trufas brancas de Alba.

Apreciadas pelo seu inconfundível perfume que desperta nos nossos sentidos uma sensação única e muitíssimo difícil de descrever. Foram precisos muitos anos e muitas afinações nos critérios de avaliação de uma trufa. Começou-se por identificar mil aromas diferentes, depois
conseguiram reduzir-se a duzentos e hoje, a mais ou menos doze. Os mais frequentes: mel, feno, cogumelos, especiarias doces, amónia, terra molhada ou seca, entre outros.

Read More
Frederico van ZellerComment
Perfume Pata Negra

Um fim-de-semana na Serra de Aracena, na Andaluzia, soube a pouco com tanto para descobrir e para experimentar. É sem dúvida um destino para voltar e apenas a 3hrs de Lisboa.

As vilas brancas com os seus castelos e igrejas, a história, o património natural e a boa mesa (claro!) são alguns dos encantos desta região (encantada em conhecê-la). À mesa, pratos com base nos produtos da terra: castanhas, boletos e outros mil cogumelos, salmorejo, queijo de cabra, enchidos e Presunto!

Read More
Patrícia CondeComment
LIMA. História de um amor à primeira vista.

O primeiro sinal surgiu nas respostas ao email que enviei a pedir uma reunião. Deve ser coincidencia, pensei. Não é possível que todos sejam tão simpáticos, práticos e acolhedores como parecem! Mas à chegada, as suspeitas confirmaram-se rapidamente: os peruanos estão de bem com a vida e gostam tanto de receber, conversar, e comer, que nos fazem sentir imediatamente em casa.

Read More
NUTS about Castello

UMA MARCA ÚNICA

Não é todos os dias que se tem o privilégio e a responsabilidade de trabalhar uma marca centenária como a Água Castello e foi com muito orgulho que a equipa NUTS agarrou este desafio!

Criar uma campanha forte capaz de gerar notoriedade e reposicionar a marca no top of mind dos consumidores foi o ponto de partida.

 Não queríamos recomeçar do zero nem apagar o passado da imagem forte da Castello. Havia certamente memória dos padrões gráficos preto e branco Castello, ainda presentes em algumas montras dos cafés deste país.

Íriamos continuar a escrever a história Castello a preto e branco, capitalizando o percurso da comunicação da marca, isso era certo. Contudo tínhamos de conquistar um público mais jovem e fazer com que os consumidores habituais se identificassem com a sua escolha de sempre.

Read More
Food Heroes

Depois de ter visto na mesma noite os episódios da série Chef’s Table e o filme NOAH, com Russel Crowe, fiquei a pensar que havia um traço heróico comum a estes personagens, os gastronómicos e o bíblico.

Noé salvou na sua embarcação as espécies mais puras da Terra, os melhores exemplares de cada criatura e para isso, teve de travar uma luta. Na verdade, hoje em dia, são vários os guardiões dos ingredientes que diariamente lutam para terem nas suas cozinhas ingredientes genuínos na sua versāo mais natural, excomungando os frutos fáceis da indústria alimentar.

Read More
Patrícia CondeComment
Da minha janela vejo o Mar

Esta é a história de uma viagem, uma viagem idealizada pela Inês Eva que o Jorge Raiado conduziu e que eu desenhei: o Mar Portátil da Salmarim. Uma viagem de Portugal para o Mundo.

Esta coleção de Flor de Sal de Bolso saiu das nossas mãos em 2014 para andar de mão em mão a viajar. Umas caixas tiveram o destino marcado do outro lado do mundo, levadas por turistas, outras não sairam da casa de partida, destinadas à carteira ou ao bolso dos foodies nacionais.

Este ano, depois do sucesso da coleção de lançamento, o Jorge Raiado lançou o desafio a vários artistas das artes e da cultura para desenharam esta caixa portátil. O desafio foi aceite e a Amélia Muge, a Conserveira de Lisboa pelo Miguel Duarte, o Francisco Cipriano, a Mutante pelo Pedro Emanuel Santos, a Vanessa Teodoro e eu pusemos mãos à obra e assim nasceu a 2ª edição: Designers Collection Salmarim.

Read More
Patrícia CondeComment
O Vinho na Expo Milão 2015

Sob o tema da Expo 2015, o futuro e atualidade da alimentação no Mundo, foram muito os países a mostrar a sua riqueza cultural e gastronómica.

Contudo, no que diz respeito ao Vinho, salientaram-se o pavilhão da França e a Itália, no corredor dedicado aos produtos italianos, não esquecendo as degustações do Chile. Apesar do vinho ser historicamente o melhor amigo da comida não foi certamente o ator principal desta Expo.

Read More
Patrícia CondeComment
TOMATO e a Geração Feedback

Faço parte da comunidade Zomato há cerca de 7 meses. Na realidade não tenho contribuido de forma tão ativa como gostaria. Não me atirem tomates!

Muito pratos depois, o meu número de registos na minha conta Zomato continua muito aquém do número de digestões.

A lógica é interessante (partilhar opiniões e experiências à mesa) e vale a pena descarregar a app para que este registo seja instantâneo e a vontade de publicar não arrefeça.

Ao fim de ano e meio em Portugal, a Zomato organizou ontem, no Hotel Altis em Lisboa,  o seu primeiro Summit desafiando os profissionais do setor e o público em geral a pensar o digital.

Read More
Patrícia CondeComment
Ideias com MIOLO

Adoramos aquilo que fazemos e esta paixão cresce quando acreditamos nos produtores e nos seus produtos. Foi com muito prazer que fizémos a comunicação da Miolo na sua última digressão pelo supermercados Bio de Lisboa! Continuem a apostar na qualidade e em ingredientes biológicos e saudáveis, sem pressa e com muito sabor. Miolo, desde 2010 a fazer pão que é pão.

Read More
Patrícia CondeComment
Viagens pelos sabores do Sudeste Asiático

Não era a primeira vez que provava a cozinha asiática. Há sensivelmente um ano atrás estive na Tailândia e no Cambodja onde me apaixonei por esta comida repleta de sabores, texturas e cores diferentes.

Confesso que sou fã incondicional de massas, pelo que nesta última viagem pelo Vietname e Laos, os noodles faziam parte das minhas refeições diárias, pelo menos uma vez por dia. A escolha normalmente recaía nos noodles fritos com galinha. De galinha porque para além de não ser grande fã de carnes vermelhas, pelo menos sei exactamente a que sabe a galinha e não corro o risco de estar a degustar um pedaço de carne de origem desconhecida… Cão…? Gato…? Sei que faz parte da cultura local, mas não faz parte da minha cultura comer um companheiro de vida, lamento. Tento não julgar outras culturas e absorver tudo de braços e mente aberta, mas aqui não consigo ceder!

Read More
Itália. O país que ama a sua comida.

Os italianos são internacionalmente conhecidos pela sua natureza apaixonada e uma das suas paixões é sem dúvida o cibo (a comida).

 O tema da Expo 2015 não podia assentar melhor a esta nação que se orgulha e promove a sua gastronomia de forma exemplar há décadas.

A gastronomia faz parte do ADN dos italianos e é de forma natural que vem de mãos dadas com o turismo. Cada região é guardiã dos seus pratos regionais e dos seus produtos DOP e são estes produtos que põem as regiões e as cidades no mapa. O presunto lembra Parma, o queijo grana padano põe a região Emília Romagna em todas as cozinhas do mundo, o prato típico de Bologna é o preferido de todas as crianças, já para não falar da pizza napolitana, do vinagre de Modena, do Chianti... todos eles já põem Itália na boca do mundo muito antes de 2015. É a paixão pela comida, o orgulho nos seus produtos e a qualidade dos mesmos, aliados a uma óptima estratégia de marketing e promoção que faz de Itália uma referência.

Read More
Patrícia CondeComment
Porque é o Porto a próxima Meca da comida europeia.

Porque é o Porto a próxima Meca da comida europeia,  é a primeira publicação graças ao contributo de vários bloggers de viagens, gastronomia e vinho, que consideram o Porto um destino  emergente da gastronomia na Europa. 

Os participantes incluem Elena Paschinger, blogguer do Creativelena.com, Gabriella Opaz do Catavino.com, Rita Branco do oportoencanta.com, Vera Dantas do oportoenvolto.com, André Apolinário do Tasteportofoodtours.com e Arturo Bandini do thecitytailors.com.

Cada um de nós irá escrever no seu blog um pequeno ensaio sobre o porque de a cidade do Porto merecer estar na lista principal da gastronomia mundial. Queremos mostrar ao mundo que o futuro da gastronomia europeia passa por Portugal e o Porto será o grande vencedor.

Read More
BioLiberdade

Ontem alguns comemoraram a liberdade com cravos, outros comemoraram a liberdade com lavanda, alecrim e papoilas. A liberdade de estarem em plena natureza e de respirarem o ar puro da Herdade do Freixo do Meio, a poucos quilómetros de Montemor-o-Novo.

Na 10a edição do Encontro da Primavera, organizada pela Herdade do Freixo do Meio, faltou o sol mas isso não desanimou as cerca de 1000 pessoas que ali se juntaram, não as contei, mas eram muitas. Tipos urbanos, vizinhos rurais, vegetarianos convictos, curiosos, crianças, muitas crianças à vontade, livres de se sujarem e rebolarem no campo, todos se encontraram neste Encontro. 

O que nos uniu a todos ali?

Read More