Da minha janela vejo o Mar

Esta é a história de uma viagem, uma viagem idealizada pela Inês Eva que o Jorge Raiado conduziu e que eu desenhei: o Mar Portátil da Salmarim. Uma viagem de Portugal para o Mundo.

Esta coleção de Flor de Sal de Bolso saiu das nossas mãos em 2014 para andar de mão em mão a viajar. Umas caixas tiveram o destino marcado do outro lado do mundo, levadas por turistas, outras não sairam da casa de partida, destinadas à carteira ou ao bolso dos foodies nacionais.

Este ano, depois do sucesso da coleção de lançamento, o Jorge Raiado lançou o desafio a vários artistas das artes e da cultura para desenharam esta caixa portátil. O desafio foi aceite e a Amélia Muge, a Conserveira de Lisboa pelo Miguel Duarte, o Francisco Cipriano, a Mutante pelo Pedro Emanuel Santos, a Vanessa Teodoro e eu pusemos mãos à obra e assim nasceu a 2ª edição: Designers Collection Salmarim.

Surgiram as mais variadas criações: ondas, peixes, cardumes, latas de conserva, canas de pesca quase todas evocavam o mar menos as minhas janelas. O Jorge tinha-me lançado a ideia de fazer algo ligado a Lisboa: monumentos, calçada portuguesa... deambulámos por aí. Mas eu gostava que as minhas caixas, para além de marcadamente lisboetas, fizessem também elas a ligação ao mar, ao rio e assim surgiram as 2 janelas Mar Portátil que me faziam lembrar 2 grandes olhos a mirar o Rio Tejo. As janelas (afinal) viradas para o mar.

Depois pensei: "Quem poderá estar por detrás delas?" "Um pintor, um gato, um par de namorados, uma velhota a fazer renda..." e no interior de cada caixa surgiram silhuetas que só se revelam depois de se tirarem os tubos de sal.

Foi no passado dia 3, na loja d'A Vida Portuguesa, que o público e os media em geral puderam conhecer a coleção completa assim como os seus autores.

Queria agradecer mais uma vez ao Jorge esta aventura e dizer-lhe que estou pronta para embarcar na próxima viagem! All aboard.

http://mutante.pt/2015/11/salmarim-mar-portatil/

 

 

 

Patrícia CondeComment