Posts in à Mesa
Taberna Fina

Assim de repente chegam-me um mar de palavras à cabeça para descrever o que foi uma experiência memorável na Taberna Fina. Impossível falar da Taberna sem falar de imenso, sem falar de mar, porque é imenso, sem falar de Lisboa, porque se torna imensa de dia para dia.

Das pessoas que nos tornaram a noite imensa, a começar pela Filomena que tão bem nos recebeu, do Miguel, que nos levou e apresentou o que de imenso se faz na cozinha da Taberna, do Israel, que nos entregou com humildade as imensidões do Chef André Magalhães e do André Ribeiro, que se certificou que tudo estava, como é claro: imenso!

Read More
Marraquexe, tudo por descobrir.

Fomos ali a Marraquexe e voltámos. Uma escapadinha tão rápida como mudar de canal. Passada hora e meia aterrámos em pleno filme Indiana Jones. As cores terracota , os personagens, os 45º de temperatura e o cheiro a aventura prometiam.
Na verdade talvez o canal 24kitchen tenha mais a ver com a nossa visita, porque o que nos trouxe até aqui foi a descoberta dos ingredientes e da gastronomia local. A descoberta possível em 3 dias.

Chegámos mesmo no final do Ramadão...

Read More
A arte de virar clientes do avesso.

Nunca tinha visto um cliente ser posto à prova como ali, no Café Correia.

Este humilde restaurante de rua, em pleno sudoeste algarvio, tem algo de presunçoso num primeiro impacto. É que quem entra, fica ignorado à entrada, como se merecesse um castigo. Já sabia ao que ia, pois muito se tem escrito sobre este “caso de estudo”, por isso esperei pacientemente com a minha família. A sala estava composta, apesar de haver mesas vagas que dariam para mais umas 16 pessoas. Um silêncio incómodo fazia-nos sentir a mais, quase convidando a pormo-nos em sentido. A medo, circulámos ali mesmo junto ao bar da entrada, para ler as notícias e apreciar as fotografias e os elogiosos cartões e distintivos da boa mesa que ali se praticava. “Há uma esperança” – pensei…

Do fundo da sala surge, mal encarada e com uma expressão de comandante, uma Sra. de meia idade envergando um avental, como se estivesse ainda a acabar de cozinhar e as visitas tivessem chegado antes da hora prevista, sem que o anfitrião tivesse terminado o repasto. Olhei melhor e percebi que era a Sra que aparecia nas fotografias expostas. D. Lilita! A “má da fita”.  

Read More
N-O-M-A.

Conseguir uma reserva no Noma nãé propriamente tarefa fácil para um comum mortal como eu. Tal como muitos dos restaurantes mais conceituados, o sistema de reservas online abre a determinada hora de um determinado dia e esgota rapidamente - para todo o trimestre. No meu caso, à terceira tentativa foi de vez, embora ainda hoje não consiga explicar como é que, de repente, deixei de ver que tinha mais de 2000 pessoas em espera à minha frente e olhei para o calendário que me permitia escolher o dia e hora para o tão desejado jantar...

Read More