BioLiberdade

Ontem alguns comemoraram a liberdade com cravos, outros comemoraram a liberdade com lavanda, alecrim e papoilas. A liberdade de estarem em plena natureza e de respirarem o ar puro da Herdade do Freixo do Meio, a poucos quilómetros de Montemor-o-Novo.

Na 10a edição do Encontro da Primavera, organizada pela Herdade do Freixo do Meio, faltou o sol mas isso não desanimou as cerca de 1000 pessoas que ali se juntaram, não as contei, mas eram muitas. Tipos urbanos, vizinhos rurais, vegetarianos convictos, curiosos, crianças, muitas crianças à vontade, livres de se sujarem e rebolarem no campo, todos se encontraram neste Encontro. 


O que nos uniu a todos ali? Eu arrastei a família porque sempre admirei o trabalho do Eng. Alfredo Cunhal Sendim neste projeto. Até ontem, só conhecia o lado mais visível deste trabalho àrduo e consistente: a loja que têm no Mercado da Ribeira em Lisboa. Os produtos de época, as carnes exepcionais, os ovos caseiros, os legumes, o leite de vaca a sério, os iogurtes, entre outros produtos biológicos levaram-me a querer ir à fonte. E ontem foi o dia.
 


Tudo bem organizado, com um programa variado com observação de aves, caminhadas, passeios de reconhecimento de plantas, tosquias ao vivo e com um intervalo para saborear o cozido integralmente confeccionado com produtos da Herdade, delicioso! (Até para quem não adora cozido).

Havia também uma animada Feira de artesanato, produtos biológicos e gastronomia bio.
Provei o gelado de poejo confeccionado pelo chef António Alexandre, chef dos hotéis Marriot, que tinha também uns macarrons de bolota e outras iguarias. Fiquei curiosa com a presença do chef nesta iniciativa. Só depois vim a saber que está associado ao projeto Experience Nature, que procura dar a conhecer  pequenos produtores e os seus produtos com uma pitada de inovação e criatividade.

Outra iniciativa interessante foi o lançamento da campanha de adopção de àrvores de fruto. Imaginem adoptar por 20eur uma àrvore de fruto à vossa escolha e receberem toda a fruta que a vossa amiga produzir em 2016 e 2017!
Trata-se do projeto "Dias nas Àrvores",  ao abrigo do projeto Viveiros Freixo do Meio, que integra Agricultura Biológica e Biodinâmica, Permacultura, Sistema Keyline e Agricultura Renerativa. Podem aprofundar em http://dias-nas-arvores.blogspot.pt

E num dia bem preenchido, ainda houve tempo para nos despertarem para uma questão muito, mas muito importante para todos nós, os perigos do tratado transatlântico (ttip) e a entrada de OGMs na Europa! O que está em causa é a flexibilização de regras e padrões que regulam a proteção e a nossa qualidade alimentar, fazendo com que a Europa adopte medidas perigosas atualmente em vigor nos EUA.  Medidas como a não identificação nos rótulos de produtos OGM, a introdução de hormonas e antibióticos em quantidades muito superiores às atualmente autorizadas e muitas outras medidas que põem em perigo a proteção daquilo que comemos. Se estas questões vos preocupam visitem www.nao-ao-ttip.pt

 


Às vezes quando o homem sonha, o mundo pula e avança. Avancemos no sentido certo, na Herdade do Freixo do Meio mostraram-nos que é possível. Parabéns!

http://www.herdadedofreixodomeio.com